terça-feira, 19 de junho de 2012

Wikipedia - a Enciclopédia livre

Olá pessoal,



Hoje falaremos sobre o Wikipedia -  a enciclopédia livre.Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas onde cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa.Wikipedia é uma enciclopédia aberta à sua colaboração e  se vc conhece bem um assunto e queira contribuir, é só entrar no site e editar as informações que já se encontram disponíveis.
Um grupo de moderadores ou editores recusam ou aceitam a sua contribuição inteiramente grátis.
Hoje pela primeira vez pude editar um verbete do Wikipedia referente à profissão do aeronauta. Como estava um pouco incompleto decidi acrescentar um parágrafo; agora só resta aguardar se o moderador do artigo aceitará a minha edição ou não.
Algumas publicações não solicitam login para os usuários que desejam realizar alguma edição.
É possível corrigir, acrescentar ou eliminar o que você julgar necessário.
Acho essa prosposta muito benéfica, abrangente, onde o conhecimento e as informações são transmitidas a todos, em tempo real e ao alcance do mouse.
Mas é preciso ser cauteloso, infelizmente muitas pessoas não respeitam esse trabalho e inserem informações não verdadeiras nessa ferramenta que pode ser tão útil a todos nós.
Portanto ao realizar a sua pesquisa, verique as fontes, referências e não se limite somente a um tipo de ferramenta. 




São inúmeras as opções que estão ao nosso alcance,

Aproveite e bons estudos!





quinta-feira, 17 de maio de 2012

Playlist sobre o Incentivo à Leitura

         Olá, 


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). 


A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. 

Entrevista: Educar para Crescer - Julho de 2010



Escolhi para compor a minha Playlist alguns vídeos relacionados ao incentivo à leitura.











quarta-feira, 16 de maio de 2012

Open Course Ware - Democratização da Educação por meio da Tecnologia

Olá pessoal,
 Hoje falaremos sobre o Projeto O.C.W - OPEN COURSE WARE, que são os conteúdos disponibilizados pelas Universidades e de livre acesso a todos através da internet.
 Tudo começou pela iniciativa do MIT - MASSACHUSSETS INSTITUTE OF TECNOLOGY, uma das mais conhecidas e respeitas Universidades de informática do mundo, em 2002. Quando estiver navegando pelo site, MITOPENCOURSEWARE , observe que praticamente todos os cursos oferecidos na Universidades estão disponíveis, são mais de 2000 cursos com traduções inclusive para o Português. Os cursos oferecidos pelo MIT não oferecem qualquer tipo de diploma ou certificado e tampouco o acesso à Universidade; alguns requisitos são necessários como por exemplo:
 *os conteúdos não podem ter fins comerciais;
*deve-se incluir uma referência à instituição que o publica e se necessário o nome do autor do material; Qualquer pessoa pode acessar os conteúdos e não é necessário se inscrever.
A partir dessa iniciativa várias outras Universidades pelo mundo (já são mais de 200) aderiram a este novo conceito.
Fonte: Open Culture
Foi criado também o OCW CONSORTIUM, que é portal onde você encontra todas as Instituições  ao redor do mundo, inclusive o Brasil, que disponibilizam seus conteúdos online.
 Falando em termos de Brasil, infelizmente ainda são muito poucas as Universidades que oferecem esse recurso.
Dentre elas temos a FGV, que foi a pioneira a implementar esse conceito aqui, seguidas da Unisul, Universidade de Sorocaba, Universidade Federal Rural de Pernambuco e a ESAGS.
A ABED - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO A DISTÂNCIA também é membro do OCW Consortium.
Fiquei muito feliz, ao descobrir através das minhas pesquisas a respeito do tema, que o colégio Porto Seguro de São Paulo, é a primeira escola de educação básica a fazer parte deste Consórcio.
Seria maravilhoso se todas as Instituições de Ensino propagassem e aderissem a essa idéia.
O poder transformador da Educação não pode ficar retido e monopolizado nas melhores Universidades onde somente tem acesso ao conhecimento, os que passam no Vestibular.


Espero que tenham gostado,

Segue abaixo uma vídeo aula, sobre a Natureza da Criatividade, que inclusive é tema de uma das avaliações  do meu curso de Pedagogia.

Boa Aula e até já!



quinta-feira, 19 de abril de 2012

O uso das TIC's no processo Pedagógico e o projeto da Unesco



Neste post falaremos sobre as TIC's, que é a abreviatura das Tecnologias da Informação e Comunicação. Como o nome já diz as TIC's são todas as tecnologias da informação e comunicação tão presentes e essenciais no nosso cotidiano e uma importante ferramenta nos processos pedagógicos.
Pensando nisso a Unesco criou em agosto de 2009 um projeto internacional que orienta os professores sobre como utilizar essas ferramentas para melhorar a educação.
O projeto é constituído por módulos que visam ajudar os professores a lidar com essas tecnologias, como  aplicá-las ao currículo e a importância da sua formação e qualificação para atender as necessidades dos alunos do  século XXI.
É preciso que o professor seja o aluno modelo, que domine os recursos tecnológicos e que os inclua no processo pedagógico.
Fonte: TAS WEB DESIGNS
Quando falamos das TIC's não falamos somente na inserção de computadores e recursos tecnológicos em sala de aula; é preciso que os professores sejam capazes de transmitir as habilidades e competências para preparar os alunos da Era Digital.
É preciso que os educadores saibam utilizar as TIC's assim como qualquer outra ferramenta pedagógica, adaptando, buscando melhorias, se especializando e despertando nos alunos os melhores meios de se trabalhar com essas tecnologias.
Aqui está o link da Unesco, que aborda as diretrizes sobre como melhorar a capacidade dos professores nas práticas de ensino por meio das TICs, o projeto também aborda o Marco Político  e os Módulos de Padrões de Competência, vale a pena conferir:

http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf

terça-feira, 3 de abril de 2012

Khan Academy - aprender a qualquer hora e em qualquer lugar

Hoje falarei sobre o educador Salman Khan, americano de 34 anos que transmite através do Youtube,  uma coleção de mais de 2.000 vídeos online educativos, totalmente grátis e de maneira descomplicada. 
Matemática, física, química, história, finanças: aperte o play e desfrute de uma aula dinâmica, agradável e de no máximo doze minutos.
De maneira fluída e objetiva o aluno encontra no portal o tema que deseja estudar, recebe feedback através de exercícios e avaliações. O aluno ainda consegue interagir  com o sistema: a cada conquista recebe pontuações, assim como nos games, e sempre é reconhecido pelo seu desempenho, mantendo-os motivados.
É uma pena que os vídeos aula ainda não sejam traduzidos para o português mas acredito que seja uma questão de tempo, já que o Khan Academy recebe doações de investidores do mundo todo, como por exemplo, Bill Gates, que injetou 2 milhões no projeto inicial.
Poder ter acesso aos conteúdos de maneira autônoma, gratuita, a qualquer hora e em qualquer lugar,  nos faz enxergar o quanto são amplas as maneiras de se aprender e aprender-se a aprender.

Que venham mais e mais iniciativas como essa.


 Espero que tenham gostado da Khan Academy, assistam a aula abaixo traduzida para o espanhol e vejam como é interessante.

Não vale matar aula, risos! 

Abraços e até já!


quinta-feira, 29 de março de 2012

Uso de Blogs como ferramenta pedagógica

Que tal aposentar aquele diário que você escondia à sete chaves e dividir com o mundo seus anseios, conquistas e desafios? E ainda por cima receber em troca dicas, críticas construtivas, elogios e sugestões em tempo real?
Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/
O blog é um diário virtual, que não exige do usuário conhecimentos tecnológicos, é de fácil utilização e criação e que pode ser utilizado nas escolas de maneira pedagógica e eficaz. Cabe a nós extrair do mundo virtual oque ele tem de melhor a nos oferecer e despertar nesses alunos a paixão pela troca de conhecimentos.
Obeservou-se que a utilização de blogs desperta nos alunos maior interesse pela leitura, escrita, debates e pensamento crítico. Eles dividem com o mundo suas idéias e acabam por caprichar mais na elaboração dos conteúdos, pois sabem que serão vistos  e avaliados por outros.
Segundo Vygotsky e Freire os sujeitos constroem seu conhecimento à medida que interagem.
Os blogs não se limitam a temas específicos, podendo ser utilizados em toda a grade curricular escolar, como ferramenta de troca de conhecimentos, informações, apresentação de trabalhos, debates entre grupos, entre outros.
Despertar nesses alunos essa troca de experiências dentro e fora da sala de aula, não deixará que dúvidas fiquem perdidas pelo caminho.
Trataremos de encurtar as distâncias, mantendo nossos alunos sempre por perto.

Até o próximo post,

Abraços

quinta-feira, 22 de março de 2012

O uso de Games nas escolas

Na era digital em que vivemos, não há como descartar o uso das tecnologias em sala de aula. Hoje falaremos sobre o uso de games nas escolas, que muito desperta o interesse dos alunos e é uma influente ferramenta de trabalho para os educadores. Através do uso de games o aluno  desenvolve de maneira dinâmica, vários métodos de aprendizagem como  estratégias, feed back imediato, interação com o tema, entre outros. Nos games, o aluno busca mesmo errando, finalizar aquilo que lhe foi proposto como um desafio e em  em várias tentativas. O mesmo não ocorre nos métodos tradicionais, onde o aluno muitas vezes só tem uma chance de mostrar o que aprendeu, desmotivando-os. É comum a sociedade pré julgar o uso dos games nas escolas de maneira negativa, já que o novo muitas vezes incomoda. Muitos deles dizem que o uso de games e tecnologias seriam facilitadores demais, fazendo com que os alunos parassem de se preocupar com a ortografia, lógica, o interesse por  pesquisas e etc, já que tudo é achado pronto. 
Acredito que todo o método onde o aluno demonstre  interesse pelo aprendizado é muito válido e  gratificante, mas para o mesmo ser realmente eficaz, todos devemos estar engajados com a proposta pedagógica e no acompanhamento dessa aprendizagem. Senão os games não passariam realmente de passatempos e não teriam finalidade no ambiente escolar.
fonte imagem: http://vidaordinaria.com/wp-content/uploads/2010/06/pacman.jpg
Nossos alunos de hoje, pensam, recebem e transmitem a informacao de maneira diferente e o uso de games na educacao é apenas uma dessas tendências, que dão certo. Cabe a nós estarmos abertos a todas essas descobertas e métodos, a fim de manter nossos alunos sempre conectados com o saber.

Falando em games, alguém aqui já jogou Pac Man? 

Ai meu Deus, como estou ultrapassada, (risos) 


Abraços, 

Fernanda

sexta-feira, 16 de março de 2012

Seria você um Imigrante ou Nativo Digital?

Em uma de nossas aulas de Tecnologia Educacional, debatemos sobre um tema polêmico e muito interessante, os Nativos x Imigrantes Digitais. 
Segundo Marc Prensky somos divididos entre Nativos e Imigrantes Digitais, diferenciados pela maneira de lidar com as tecnologias. 
Os Nativos fluentemente falam a língua dos Is: Ipads, Iphones, Iblog, Iconnect, enquanto os Imigrantes, frequentam as aulas mas ainda apresentam alguns sotaques típicos de quem não nasceu na  geração Y (geração da internet ou do milênio), como ligar confirmando o recebimento de e-mails, imprimi-los ou ainda lhe convidar para visitar uma página da web pessoalmente.
Imigrantes acreditam que perdeu-se o espírito de pesquisas, fontes e foco no que se faz, já os nativos acham que eles são ultrapassados demais. Mas pra mim que sou suspeita e nesse momento respondo minhas amigas no messenger, enquanto checo minha escala e publico no  Blog (ufa), acredito que independentemente de nativos ou imigrantes digitais, estaremos sempre conectados pela mesma motivação: a de se comunicar, cabe a nós utiliza-la de maneira benéfica.
Ontem por cartas, hoje por e- mails e amanhã por qual meio será? 

Abraços e me adicionem, sem ser na agenda ok?